Acervos Digitais de Documentos

Tem interesse em desenvolver pesquisa em História? Quer procurar obras de um autor mais antigo? Quer se aventurar em uma das famosas coletâneas documentais? Registros papais, documentos relacionados à inquisição, obras de importantes autores, compilados de direito, mapas, iluminuras, entre muitos outros. Dê uma olhada nestes grandes acervos. São milhões de documentos que hoje estão disponíveis digitalmente. Sabemos que é uma maravilha visitar pessoalmente um arquivo, mas como muitas vezes não é possível, você pode consultar inúmeros documentos online. Boa parte dos acervos permitem o filtro para a sua pesquisa. Pode pesquisar por nome de autores, tipo de documento, datas etc.

É só clicar no título para abrir a página do acervo. 

Biblioteca Nacional Digital do Brasil

Lançada em 2006, suas coleções vinham sendo digitalizadas desde 2001. O acervo conta atualmente com mais de 2 milhões de documentos. É uma importante iniciativa para preservar a memória cultural do Brasil.

Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

A revista circula desde 1839. Acessando o link você pode fazer o download em pdf das edições. Quer pesquisar o que produziram alguns intelectuais brasileiros do século XIX? Aí está um bom começo.

Europeana

Trata-se de uma biblioteca virtual desenvolvida pelos países da União Europeia. Eles trabalham com milhares de bibliotecas, arquivos e museus europeus. Graças a isso, o site possibilita o acesso a mais de 50 milhões de itens digitalizados.

Gallica: Bibliothèque Numérique/BnF: Bibliothèque nationale de France

A Gallica é a biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França. O acervo conta hoje com mais de 5 milhões de documentos digitalizados.

The British Library – Digital Collections

A British Library é a Biblioteca Nacional do Reino Unido. Ela conta com uma bela quantidade de documentos disponíveis digitalmente. Dentre as coleções online há uma grande quantidade de manuscritos, iluminuras e gravações sonoras.

DigiVatLib – Coleções digitalizadas da Biblioteca do Vaticano

O projeto foi iniciado em 2010. Fornece o acesso gratuito a algumas coleções digitalizadas da Biblioteca do Vaticano.

Biblioteca Nacional Digital de Portugal

A BND disponibiliza digitalmente mais de 30 mil documentos da Biblioteca Nacional de Portugal.

Biblioteca Digital Hispánica da Biblioteca Nacional da Espanha

Trata-se da versão online da Biblioteca Nacional da Espanha. Ela conta com milhares de documentos digitalizados e permite a consulta, leitura e download. Há manuscritos, livros impressos entre os séculos XV e XIX, mapas, revistas, entre outros.

Biblioteca Digital de Castilla y León

É um projeto do Ministério da Cultura e Turismo da Junta de Castela e Leão e é gerido pela Biblioteca de Castela e Leão. Possui uma ampla coleção de documentos digitalizados.

Belgica - Bibliothèque numérique de la Bibliothèque Royale de Belgique

Criada em 2009, a biblioteca digital da Biblioteca Real da Bélgica possui um acervo de documentos digitalizados dos fundos das coleções mais antigas da instituição.

Digital Collections – UCLA Library

É um site com coleções digitais da Biblioteca da Universidade da Califórnia.

Documenta Catholica Omnia

Para quem se interessa por História da Igreja, há um grande número de fontes no site, alguns textos que são difíceis de descobrir por aí. O site é da Cooperatorum Veritatis Societas, uma associação sem fins lucrativos.

Cantigas Medievais Galego-Portuguesas

Base de dados com as cantigas medievais presentes nos cancioneiros galego-portugueses.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Portal para pesquisa no acervo da ANTT. Há uma série de documentos digitalizados no site. Além disso, o interessado pode solicitar serviços como a reserva de documentos para a leitura presencial ou mesmo pedir a reprodução digital.

Ogro nas redes

  • Perfil do Ogro Historiador
  • Instagram

2018 Ogro Historiador | Ao reproduzir qualquer conteúdo deste portal, faça referência ao autor do artigo e à página.