Este é o Ogro Historiador. Nosso site, no ar desde 2018, procura ampliar o debate sobre História na internet e até então fazíamos textos para isso. No fim de 2019 lançamos o Podcast do Ogro, para diversificar os debates e oferecer um conteúdo mais acessível e flexível pra você. Todo esse conteúdo é produzido para contribuir com o debate público sobre diversos temas e também para difundir o conhecimento histórico. Dessa forma acreditamos colaborar para melhorar a qualidade das reflexões sobre os problemas cotidianos que enfrentamos em nossa sociedade.

A escolha do nome do site, Ogro Historiador, é uma homenagem feita por nós a uma das grandes referências que temos na área, o francês Marc Bloch. Juntamente com Lucien Febvre fundaram uma revista cujos preceitos levaram à formação da chamada escola historiográfica dos Annales. Em uma de suas mais importantes obras, publicada nos anos 1940 e escrita enquanto era prisioneiro dos Nazistas (ele morreu fuzilado pela Gestapo no decorrer da Segunda Guerra Mundial), intitulada Apologia da História ou o Ofício do Historiador, Bloch compara o historiador ao Ogro das lendas que “onde fareja carne humana sabe que ali está a sua caça”. Sendo assim, tudo o que é propriamente humano é interesse do historiador e poderá aparecer por aqui em algum momento.

Estamos reorganizando o site em 2020 e preparando novidades para vocês. Aproveite nosso site, explore seu conteúdo, use e abuse dos comentários.  Seja bem-vindo e bem-vinda!

Ogro nas redes

  • Perfil do Ogro Historiador
  • Instagram

2018 Ogro Historiador | Ao reproduzir qualquer conteúdo deste portal, faça referência ao autor do artigo e à página.