Podcast do Ogro

Capa - Ibn Battuta.jpg

Unguento do Ogro 26 - As Viagens de Ibn Battuta (século XIV)

Continuando sua série sobre viagens no Islām medieval (unguentos de nº 09 e 15), Thiago Damasceno explica neste unguento sobre Ibn Baṭṭūṭa, a maior referência em viagens quando se fala em mundo islâmico medieval. Esse muçulmano africano viajou durante 28 anos por rotas terrestres e marítimas, conhecendo regiões na África, Europa, Oriente Médio e Ásia.

Escute em algum dos aplicativos ou clique aqui para acessar o player. 

                            Publicidade

Ogro Historiador - Catarse.png

catarse.me/ogrohistoriador

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo na sua caixa de e-mail.

Dicas Culturais

1 - Relato de viagens (riḥla) de Ibn Baṭṭūṭa. Edição traduzida do árabe para o espanhol por Serafín Fanjul García e Federico Arbós Ayuso, publicada pela Alianza Editorial (Madri) em 2016 sob o título de “A través del Islam”. Disponível para compra aqui.

2 - Relato de viagens (riḥla) de Ibn Baṭṭūṭa. Edição traduzida do árabe para o português por José de Santo Antônio Moura, publicada pela Academia Real das Ciências de Lisboa em 1840 sob o título de “Viagens Extensas e Dilatadas do Celebre Arabe Abu-Abdallah, Mais Conhecido Pelo Nome de Ben-Batuta”. Os dois tomos dessa edição encontram-se digitalizados e disponibilizados de forma gratuita na página da Biblioteca da Áustria.

Tomo I: Link

Tomo II: Link

3 - Documentário “Viajando Pela África com Ibn Battuta”, criado pelo professor Doutor José Rivair Macedo (UFRGS) e dirigido por Jacy Lage (2015). Disponível no YouTube aqui.

4 - "Dicionário – Cem Fragmentos Biográficos: A Idade Média em Trajetórias" (2020). E-book disponível para download gratuito aqui.

- A obra foi organizada por Guilherme Queiroz de Souza (UFPB) e Renata Cristina de Sousa Nascimento (UEG/UFG/PUC-GO) e contou com a colaboração dos ogros Thiago Damasceno e Johnny Taliateli nos seguintes verbetes, respectivamente: “Ibn Battuta” e “João de Salisbury”.

Apoiadores da Ograria

Agustín Alfonso Perez, Claudia Bovo, Diego Taliateli, Natália Pessoni e Leonardo Vinícius.

Episódio anterior

Próximo episódio

Comentários